12 julho 2011

Stéphane Grappelli




Stéphane Grappelli foi um grande violinista de jazz francês. Neste vídeo está a sua versão  para o clássico "As time goes by"  do filme Casablanca.
Quando meu amigo também violinista me apresentou a música de Grappelli fiquei deslumbrada com a qualidade do jazz francês que até então não conhecia, e especialmente com o violinista Grappelli por seu vigor e clareza impecáveis.
Ele nasceu em 1908 e faleceu em 1988. Filho de pais italianos, foi encaminhado a um orfanato após a morte de sua mãe com apenas quatro anos, pois seu pai estava ausente combatendo na Primeira Guerra Mundial. 
Grappelli iniciou sua carreira musical nas ruas de Paris e Montmartre com um violino.
Ele começou seus estudos de violino aos 13 anos de idade. No conservatório de Paris estudou  piano entre 1924 e 1928.
Em 1940, Grappelli começou a sua parceria com o pianista inglês cego, George Shearing, e também se reunia com Django, esporadicamente até a sua morte em 1953.
Fundou o Quintette du Hot Club de France com Django Reinhardt, que durou de 1934 até 1939. .
Após a guerra ele aparece em centenas de gravações incluindo as com o pianista Oscar Peterson, o violinista Jean-Luc Ponty, vibrafonista Gary Burton, o cantor Paul Simon, o bandolinista David Grisman, o violinista clássico Yehudi Menuhin, o maestro André Previn, e o violinista Mark O'Connor. Colaborou com o guitarrista britânico Diz Disley, gravando 13 álbuns e com o renomado guitarrista britânico Martin Taylor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário